quarta-feira, 29 de abril de 2009

CARACTERÍSTICAS DA MODALIDADE ORAL NO VÍDEO SOBRE EMOÇÃO

Em toda língua do mundo existe um fenômeno chamado variação: nenhuma língua é falada do mesmo jeito em todos os lugares, pois a variação é fruto de vários aspectos como o social e o econômico. Sendo este produto de um processo histórico particular, e que muitas vezes remete a língua a mudanças sucessivas que atende as necessidades da sociedade que a emprega.
A língua pode ser dividida em duas modalidades, a escrita e a falada. A última é percebida pela audição e exige menor preocupação, principalmente nas conversas informais.
Este trabalho apresenta algumas reflexões sobre o uso da modalidade oral no vídeo dirigido pela professora Angelina Athayde sobre emoções. O vídeo é feito através de entrevistas, com um engenheiro e uma psicóloga e professora, o que possibilita a percepção das características da linguagem falada que é permeada entre o nível culto e coloquial.
Vemos por exemplo que há uma repetição de palavras por parte das pessoas envolvidas nas entrevistas, o que torna o vocabulário restrito, como aconteceu devido ao uso das palavras: nós, utilizada duas vezes intermediada por uma só palavra, a expressão “eu acho” e a palavra emoções, que foi largamente utilizada em todos os discursos, entre outras.
Também existe uma liberdade no discurso oral o que ocasiona frases prontas e curtas, que muitas vezes não tem uma estrutura adequada. E a utilização de exclamações como, “Que bom” usada pela psicóloga entrevistada. Além disso, pode ser notado que essa modalidade por ser algo espontâneo por vezes acaba infringindo algumas regras gramaticais, é o que acontece na frase: [...] pessoas racional [...], dita durante o vídeo.
Enfim muitas são as características da linguagem oral: o uso de onomatopéias, provérbios, neologismos, gírias e todas as outras que foram citadas acima. Algumas foram possíveis à observação ao assistir o vídeo e outras podem ser notadas nas conversas informais do dia-a-dia, onde não se tem a preocupação de analisar o que vai ser falado.

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